quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Silvio Santos e Claudia Leitte - Não foi assédio!





                           Divulgação


Por: Jeanne Margareth

O triste episódio que envolveu o empresário e apresentador Silvio Santos, a cantora Claudia Leitte e de contrapeso o SBT (Sistema Brasileiro de televisão) emissora da família brasileira assim como o Teleton (um dos eventos beneficentes mais bonitos da televisão) no ultimo sábado, 10, foi classificado de forma leviana por uma pequena e faminta parcela do publico como assédio.  Mas não foi, e explico porque.

  

                            Divulgação


Primeiro é preciso entender o que e como aconteceu, depois saber exatamente o que é assédio?  Isso porque para julgar de forma tão voraz um fato, é preciso saber sob que  circunstancias ele ocorreu fazendo uso do trio: cautela, frieza, conhecimento e atenção, itens indispensáveis a frente de qualquer julgamento.  Um assédio pode ser reconhecido de duas forma: Sexual e ou Moral. 



                           Divulgação



O assedio sexual se caracteriza quando existe uma abordagem incisiva e indesejada, com intenção sexual.
Já o assédio moral surge de uma conduta abusiva , intencional que fere a dignidade e integridade física ou psíquica de uma pessoa.  
Seja um ou outro, os dois são intencionais ou seja carregam uma intenção para aquilo e esta claro, que obviamente isso não ocorreu, seja na minha ou na sua TV, muito menos no palco durante um programa beneficente e diante do país inteiro, esposa e filhas. 




                           Divulgação 


Por outro lado o que deveria ter sido uma brincadeira sem maiores consequências, embora pesada, tornou-se um momento constrangedor, que evoluiu para um post indignado dois dias depois e compartilhamentos intencionais e maldosos, que claramente foram se aproveitando da fragilidade do momento. Realmente não foi bonito o que houve, mas tampouco foi assédio.


                           Divulgação


Primeiro porque a festa do Teleton criada nos Estados Unidos na década de 60, e exibida pela primeira vez no Brasil em 1998, pelas mãos do SBT e seu apresentador, tornou-se um projeto beneficente que movimenta e faz pensar.  
Silvio Santos abraçou a causa porque uma de suas netas, Luana, filha de Silvia Abravanel, nasceu com síndrome de galoctsemia, típica do leite, e com um déficit neurológico causado pelo atraso no parto.  

Por outro lado há 21 anos comanda o evento sem nunca ter qualquer dissabor ou   
jamais dar qualquer indício contrário de seu caráter reto e inquestionável.  
Ou seja, pelo que todos sabem uma pessoa é feita por seu histórico que resume atitudes e posicionamentos.  
Assédio moral ou sexual, é algo vil, feito com um único proposito que convenhamos em nenhum momento sequer se justifica, por isso a acusação é injusta.



                           Divulgação


Entenda o caso:

Claudia Leitte foi ao palco do Teleton/2018, na noite de sábado (10) com o proposito lindo de colaborar com a causa cantando.  Para impulsionar sua musica nova "Balancinho" usou um micro vestido pink, coladinho ao corpo, de mangas longas e sem qualquer decote.
  
Silvio Santos surpreso ao vê-la disse: “Você mudou sua forma de se apresentar, antes era só mais uma loirinha bonitinha, mas agora virou um mulherão.”   

Claudia Leitte agradecida quis lhe dar um abraço, mas ele (como sempre faz em razão da alergia a perfume) resistiu e disse: "Não...não esse negócio de abraço me deixa excitado.

E ela respondeu: “Excitado de euforia, de entusiasmo, né?"

E ele: “Não é excitação mesmo. Da maneira que você está se apresentando dá vontade de sair da poltrona, tomar um chopp e depois procurar um conforto. Não sabia que você se apresentava com essa roupa, essa aí é uma novidade”

Ela: “Quer que eu troque o vestido para cantar”

Ele responde: É seria bom...


                           Divulgação


Foram nestes termos a conversa que tanto constrangimento causou ao telespectador, que imediatamente foi as redes sociais protestar e tomar partido .

Assim diante de repercussão do que aconteceu no palco, sem nenhum problema no momento ( é bom lembrar), a cantora decidiu 2 dias depois fazer uma postagem no seu instagram segunda-feira, 12, dizendo:

"Aonde quer que eu vá, minha entrega é total. Tem que ser com todo amor do mundo, especialmente quando se trata de contribuir para o bem de alguém. Senti-me constrangida, sim! Quando passamos por episódios desse tipo, vemos em exemplificação o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares. Isso é desenfreado, cruel, nos fere e nos dá medo. A provocação vem disfarçada de piada, e as pessoas riem, porque acostumaram-se, parece-nos normal! E lá se vai a nossa vida, cheia de reflexões quanto ao que usar como artista, como empresária, como esposa, como amiga, como empregada, como patroa... como mulher" Finalizou


Na sequencia o marido da cantora - Marcio Pedreira, também fez uma postagem em sua conta, sobre o assunto usando uma foto ao lado de Claudia Leitte e dos filhos Davi e Rafael de 9 e 6 anos :


“Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira, mulher, filha, mãe, esposa, te amamos!! Você merece respeito!!! Continue fazendo com muito amor tudo da sua vida!!” disse ele



                                   Divulgação


Com as postagens a internet veio abaixo dividindo opiniões, ora a favor de Claudia Leitte, ora a favor de Silvio Santos.

Em pouco tempo o assunto tomou proporções desnecessárias possibilitando que oportunistas lunáticos se manifestassem fomentando o publico a julgar o apresentador sem sequer entender ou analisar o que assistiram na TV e internet.  Com isso artistas de todos os lados passaram a falar sobre o assunto.


                           Divulgação 
                         

Uma das primeiras foi a atriz  Bruna Marquezine que postou no instagram o texto:

“A vergonha, o medo da retaliação e a exposição nos paralisam. Mas é preciso lembrar: isso não é normal. E o fato disso estar na TV só desencadeia um efeito devastador para outras milhões de mulheres que sofrem essa mesma violência. Veja bem, Silvio, roupa não é convite. Respeito. Não nos calaremos. Nos acolheremos. Chega de assédio."

E continuou....."Quando em rede nacional e durante um programa social, um apresentador assedia uma cantora, podemos ver como essa violência é normalizada na nossa sociedade. Tão normalizada que muitas de nós não sabem como reagir"  escreveu.

Em seguida mostrou claramente sua intenção de apoio na web compartilhando seu manifesto com as atrizes:  Alice Wegmann, Juliana Alves, Mariana Ximenes, e outras celebridades se mostrando só até o próximo assunto indignadas.


                           Divulgação

Mas nem todas celebridades foram de acusação assim como nem só os artistas do SBT saíram em defesa de Silvio Santos.
Famosos de outras emissoras como Record e até da Rede Globo também prestaram solidariedade ao dono do SBT.
É o caso de Adriane Galisteu, que mesmo depois de ter apoiado Claudia Leitte em outros perfis de artistas e colegas da Rede Globo, acabou fazendo questão de curtir as publicações da diretora do SBT e ainda aproveitou para comentar carinhosamente com figurinhas.

Sonia Abrão, tambem não ficou de fora e mesmo sendo uma ferrenha defensora das mulheres, também não viu, o que muitos insistem e afirmam ter visto. 
A apresentadora chegou a dizer em seu programa "A Tarde é Sua" que jamais ouviu ou viu qualquer coisa sobre o caráter de Silvio Santos, chamando a todos envolvidos de maldosos e levianos.

Marcos Mion, da Rede Record também disparou em favor do patrão: 

“Saudade demais daquela TV de antigamente”. disse

A apresentadora Dani Pink chegou a oferecer sua mão amiga na internet, bem como outros artistas que solidários deixaram seu like na publicação, em favor de Silvio Santos.
Foi o caso de:  Geraldo Luis, da Record, Yudi Tamashiro, Sabrina Sato (Record), a atriz Bianca Rinaldi, da Globo, Rodrigo Scarpa, do Pânico, entre outros. Além das próprias celebridades do SBT, como Mara Maravilha, Lívia Andrade, Celso Portiolli, Danilo Gentili, Karin Bravo, e vários outros que conhecem e ja trabalharam ou trabalham com o patrão. 


                           Divulgação 
                          

Danilo Gentili que até então estava calado resolveu dizer o que pensava sobre a polêmica em seu instagram:

“Creio que homens e mulheres são iguais. Sempre que vou no Silvio ele me zoa. Já zuou minha sexualidade. Chamou meu trabalho de porcaria, me chamou de burro, de viado, de picareta. Eu dou é risada. Se eu tenho capacidade e segurança de entender zoeira, porque uma mulher não teria? Ué?”, disse Danilo que aproveitou para  compartilhar um trecho do The Voice Brasil onde a jurada Claudia Leitte, pedia para um dos competidores sentar em seu colo. “Politicamente correto nunca é sobre o que se fala e sempre sobre quem fala”, disse.



                           Divulgação


Por fim, Marcelo de Carvalho, um dos donos da RedeTV! se manifestou, de forma sincera e honesta esquecendo a rivalidade da televisão e disse: 

“Atualmente a defesa do se acredita ser o politicamente correto está ficando cada vez mais exagerada. Eu conheço o Silvio Santos há muitas décadas, profissionalmente. E eu também acho que quem me conhece, acompanha minhas entrevistas, minhas declarações, sabe que eu sou um grande crítico desse horror que se chama politicamente correto, dessa modinha que se chama politicamente correto. Sempre, numa discussão, tem três verdades: a minha, a sua e a verdadeira. 

Você acusar um homem de 88 anos de assédio porque fez uma brincadeira que a pessoa, se não está bem-humorada, pode dizer que foi chata, deslocada? Eu já participei da brincadeira do Jogo dos Pontinhos com a Luciana Gimenez, minha ex-mulher, e ele falou assim: 'Como é que você está casada com ele, feio desse jeito? 

Devia contratar um assassino que assim matava ele e você se via livre dele'. Imagina se eu vou me incomodar? É óbvio que é uma brincadeira. Eu também acho que a brincadeira dela não teve nada demais. Mas você não pode ter dois pesos e duas medidas. 
Até porque ela mesma cometeu uma impropriedade, segundo os politicamente corretos, com um rapaz do The Voice. E aí, onde estava a gritaria . Onde estavam os artistas da Globo? E essa Bruna Marquezine, ex-namorada do Neymar, dizendo 'mexeu com uma, mexeu com todas'? 
Mexeu com quem? Pessoal, vamos sentar o facho, não dá. Essa coisa do politicamente correto está indo muito para um lado da balança, vamos  tentar voltar pelo menos para o centro. 
Como eu disse é um homem de 88 anos, fazendo uma brincadeira ao vivo, num programa que ele está cedendo um espaço imenso da emissora para arrecadar milhões para uma causa mais do que nobre, pensem....” finaliza Marcelo de Carvalho


                           Divulgação

Apesar de todo o exposto aqui desde os comentários maldosos que não se justificam até os de solidariedade explicita, o fato é que Silvio Santos permaneceu e permanece tranquilo com sua vida, seguindo em frente, gravando seus programas no SBT.
Sem dar voz ou alimentar este publico faminto de uma falsa justiça que tanto faz alarde nas redes sociais, sem saber direito porque  e convenhamos ele conhece tão bem.
Fazendo o caminho natural de noticias como esta: nascer, crescer e morrer.

Mesmo assim e apesar de seu silencio, a família em especial as filhas do comunicador, acabaram se incomodando e muito com a repercussão e partiram em defesa do pai nas redes sociais.



                                              Divulgação


                           Divulgação 
  


Quem falou primeiro foi a diretora do SBT, Daniela Beyruti, que fez questão de publicar uma foto de família e seu desabafo, dizendo:

“Será que um homem íntegro, trabalhador, super pai, avô, bisavô, bom marido, colega de trabalho, comunicador de décadas e pessoa que sempre semeou o bem, assediaria mesmo uma mulher na frente de sua esposa e filhas ou estaria fazendo seu trabalho de apresentador brincando no palco com uma outra artista? Saudades da TV de antigamente. Onde existia muita brincadeira e pouco constrangimento. Desabafo de uma filha. Orgulho de quem ele é e de tudo que ele fez. Dos valores que ele tem”, disparou ela

Na sequencia Patrícia Abravanel tambem escreveu um post sobre o assunto:

“Tanta maldade que só choro quando penso nisso. Muito triste mesmo. Quanta injustiça com a vida, com a história e com o caráter do meu pai! Meu Deus onde vamos chegar. Estou muito triste mesmo”.


Por fim Silvia em um momento único foi direta:

“Quem o realmente conhece sabe do que falo! Excelente esposo, pai, avô, bisavô, MELHOR SER HUMANO!! Então para falar da honra dele, antes de mais, olhem a honra de vocês. Está mais do que na hora de não darmos mais moral pra essa moça ou essa história! JÁ BASTA! Meu pai é um exemplo de caráter, dignidade, hombridade, respeito principalmente ao próximo. Já Basta. Saudades do tempo que haviam seres humanos movidos por amor e não saiam por aí por embalo, atacando os outros por um segundo de fama. VAI PASSAR e o que vai continuar é o legado que meu pai construiu até hoje com integridade e sempre pensando no próximo”, disse Mais respeito com o meu pai. Sejam 1 do 1/3 do que ele é até hoje e depois falem ok? #somostodossilviosantos”.


                           Rebeca,Patricia, Da Iris, Silvio Santos, Cinthia, Renata e Silvia 






Acho que é exatamente por ai  #somostodossilviosantos”.  
Até porque, nem tudo que reluz é ouro , nem tudo que parece verdade absoluta é, nem tudo que sorri é feliz assim como nem tudo que chora é triste, da mesma forma que nem tudo que você tem certeza ou gostaria que fosse é assédio.










Nenhum comentário:

Postar um comentário