segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Deficientes driblam suas limitações e prometem saltar de paraquedas em Boituva esta semana

Setembro inicia o mês com um grupo de deficientes determinados ultrapassar seus limites no esporte radical em Um Salto Pra Vida


Divulgação

 Por Mera Teixeira


Eles que costumam desafiar obstáculos do dia a dia, agora vão além. 22 deficientes vão saltar de paraquedas na próxima quarta-feira (01.09) no baluarte do salto, em Boituva, interior de São Paulo. Intitulado  Um Salto Pra Vida, o evento também marcará o aniversário de 22 anos do Adote um Cidadão.

 

Surfar, fazer trilha de jipe, velejar ou andar de moto são atividades muito radicais para algumas pessoas, mas não para esse grupo de deficientes, que conta com pessoas determinadas, entre elas, a atleta paralímpica em Londres (2012), Leticia Freitas, o músico e palestrante motivacional, Ari Protázio, e o fotógrafo Dimang Kon Beu, um estreante no desafio de Boituva.

 

“Espero poder fazer  piruetas e cambalhotas no ar, e se puder, farei  o segundo salto no mesmo dia”

 

Dimang Kon Beu - Foto: Lucy Bianco - Divulgação


Dimang é autor de um grande número de fotojornalismo dos jornais O Estado de S. Paulo, O Diário de S.Paulo, Editora Abril, entre outros órgãos de imprensa nacional e internacional. Por ele ser um amante da fotografia, seus familiares e amigos se preocuparam quando souberam que o profissional havia  ficado com a visão comprometida.

 

“Fui diagnosticado com retinose pigmentar em 2000, no entanto,  somente nesses últimos cinco anos tem afetado, de tal forma, que, eu preciso usar a bengala de cego”, conta Dimang. Mas a deficiência visual não aposentou suas máquinas fotográficas. Ele continua fotografando mesmo sem enxergar, e para isso, criou sua própria técnica através da LCD da câmera. “As pessoas não acreditam no resultado que minhas fotos trazem”, comemora o profissional, que dá aulas de fotografia.

  

Ele que já quis ser aviador, agora comemora por poder voar de alguma forma. Saltar de um avião para a queda livre é preciso muita coragem. ”Estou com grande expectativa de realizar meu primeiro salto. Espero poder fazer piruetas e cambalhotas no ar, e se puder, farei o segundo salto no mesmo dia”, promete Dimang, que acrescenta: “é o grande sonho da minha vida. Não pude ser aviador, mas agora eu reúno essas forças mediante a minha fé. Creio que Deus continua sendo maravilhoso como sempre foi e isso é uma questão de fé e não de religião”.

  

Vale ressaltar que a ação será promovida pelo Adote Um Cidadão, de São Bernardo do Campo (SP). A ONG atua em prol da inclusão de pessoas com deficiência, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social há 22 anos. Para alguns esse evento será a realização de um sonho, para outros a sensação de liberdade.

  

Segundo o empreendedor social, Antonio Carlos Veiga, o projeto contou com a colaboração de muitos amigos em seu planejamento e financiamento – posto que a ONG jamais aceitou dinheiro público para as suas atividades. Seu objetivo, assim como o de todas as outras ações já promovidas, é realizar sonhos e fazer mais pessoas felizes. As atividades oferecidas pela ONG são gratuitas.


*Siga a jornalista Mera Teixeira no Instagram @mera.teixeira*

 


#nopiquedanotícia #adoteumcidadão #umsaltopravida #saltosdeparaquedas #deficientessaltamdeparaquedas #boituva

Nenhum comentário:

Postar um comentário