sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Filme de Zezé e Luciano ganha os palcos e inova na história da mãe

A adaptação do cinema para o teatro promete repetir o sucesso de Zezé Di Camargo & Luciano, na dramaturgia

Cenas da Quermesse no musical - Foto: Marlene Assis
Por Mera Teixeira

O musical “2 Filhos de Francisco”, apresentado à imprensa nessa sexta-feira (22), promete repetir o sucesso do  cinema. A trajetória de Zezé Di Camargo & Luciano, lançada há 12 anos na telona - vista por mais de 5,3 milhões de espectadores - chega aos palcos com parte do elenco e direção conhecida do teatro musical, das adaptações da Broadway.

A premiada atriz de musicais, Laila Garin, está no papel de Helena - mãe da dupla sertaneja. Rachel Ripani, que assina como diretora associada é outra requisitada das grandes produções e, ora assina direção ora traduz, produz ou atua.

Do filme homônimo, o musical conta com a roteirista Carolina Kotscho e o diretor Breno Silveira. Ele encara sua estreia nos palcos. “Para mim foi uma grande surpresa dirigir o musical”, conta o novato em teatro ,e, premiado no cinema. “A história me deixa com lágrimas”, diz o diretor, que garante ter dados novos para a personagem Helena.

Acostumada com montagens internacionais como “O Fantasma da Ópera”, “Les Miserables”, “A Família Addams”, “Mudança de Hábito” etc,  é a primeira vez que a Time For Fun (T4F)  produz uma obra brasileira. “Estávamos em busca de histórias boas pra contar e, se aparecer outra tão boa quanto a dos “2 Filhos de Francisco”, a gente conta”, revela Renata Alvim, gerente geral de produção da T4F.

Pais e filhos: Laila, Beto, Rodrigo e Bruno em cena na coletiva de imprensa

Os protagonistas Beto Sargentelli (“Mamma Mia”,“A Família Addams”, “Sherek”)  e Bruno Fraga (“Rock in Rio”, “Cazuza”,”Pro Dia Nascer Feliz”), nos papéis de Zezé e Luciano, respectivamente, são também figurões tarimbados de musicais. Eles garantem que além de assistiram ao filme diversas vezes, leram o livro “Simplesmente Helena”, que também narra a saga da família Camargo. Os atores temiam não agradar à dupla sertaneja no primeiro encontro, mas logo se sentiram à vontade com as piadas do bem-humorado Zezé.
Encontro de cantores e atores - Foto: Divulgação






O ator Rodrigo Fregnan que tem longa carreira no teatro e cinema interpreta o pai Francisco com maestria. Eline Porto, vista em novelas da Globo, interpreta Zilu Godoi. A ex-esposa de Zezé tem presença forte no musical, como no filme, segundo o diretor Breno Silveira. Também fazem parte da equipe o diretor musical Miguel Briamonte, a roteirista Mariana Elisabetsky, a figurinista Simone Mina, entre outros.


A história dos filhos de Francisco

No espetáculo que estreia na quinta-feira (05.10) há um número maior de músicas, devido ao tempo da peça. A essência do amor e união da família Camargo tem o mesmo texto. No enredo emocionante, um lavrador da pequena Pirenópolis, interior de Goiás, acalenta um sonho: transformar seus filhos em cantores sertanejos.

Em meio a muitos desafios, perseverança, determinação, angústia e até uma tragédia com um dos filhos de Francisco e Helena - a morte de Emival após acidente automobilístico - surge uma luz no fim do túnel com o reconhecimento dos garotos. Anos depois, Mirosmar José de Camargo (Zezé Di Camargo) e Welson David de Camargo (Luciano) viram astros da música sertaneja. E já se vão 26 anos de carreira, com milhões de discos vendidos.

Zezé Di Camargo & Luciano  - Foto: Divulgação

Serviço:
Musical “2 Filhos de Francisco”
Teatro Cetip – Rua dos Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo
Em cartaz de 05.10 a 17.12.2017


D.Helena, Sr.Francisco, Zezé e Luciano - Foto: Divulgação

O filme que virou peça de teatro


Um comentário: