sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bebês vão ao teatro e interagem com as atrizes em “O que eu Sonhei?”

Confira a estreia da garotinha Maria e o relato de uma mãe que levou a filha ao teatro pela primeira vez

Maria Gregório Teixeira se encanta com o Teatro UMC

 “Teatro para Bebês-O que eu Sonhei?”

O universo do teatro infantil vem crescendo e ganhando formas. Há espetáculos para a primeira infância, uma espécie de brincadeira ficcional no palco. É assim a peça “Teatro para Bebês - O que eu Sonhei?”, cultivada por pais e filhos que ficam juntinhos das atrizes em cena.


O espetáculo da Cia Zin que aborda o universo do sono é para crianças de 1 a 6 anos e mescla  teatro e dança com trilha sonora delicada e ao vivo. Luzes suaves representam o entardecer até o nascer do sol. A proposta é amenizar o medo da criançada na hora de dormir.


Os pais que querem apresentar o mundo do teatro aos seus filhos, têm a oportunidade de se divertir numa experiência lúdica, como fez Thayanne Gregório, que levou a pequena Maria de 1 ano e dois meses para assistir ao espetáculo “Teatro para Bebês-O que eu Sonhei?”.  “Foi a primeira ida da minha filha ao teatro. Espero que ela tenha oportunidades de ir muitas vezes. Foi muito prazeroso passar esse momento juntas”, comemora a mamãe.



“Adorei a iniciativa dessa cia de teatro, já que é muito difícil conseguir atenção dos bebês nesses ambientes. As crianças adoraram as cores e sons e todos ficaram quietinhos admirando as atrizes”, conta Thayanne, que estava acompanhada do marido Renato Gregório, da irmã Mirella Teixeira e da mãe Gizélia T. Silva.


Mirella e Gizélia: tia,madrinha e avó da Maria

“A Maria interagiu com as atrizes e achei o máximo. Eu recomendo esse espetáculo”, garante Gizélia, avó da Maria, que é professora e sabe o quanto é importante esse segmento educativo e cultural para os pequenos grandes expectadores.


O que eu Sonhei?
É a segunda temporada do espetáculo O que eu Sonhei?”, em cartaz no Teatro UMC, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Com cenografia onírica, as atrizes Elenira Peixoto, Fafi Prado e Thais Ushirobira reproduzem sons, cores e formas relacionados ao mundo dos sonhos. Devido ao sucesso, a peça faz sessão em dois horários: 11h e meio-dia, aos domingos, até o dia 1º de março.


Maria de olho na cena
A Cia Zin nasceu da vontade de Fafi Prado e Elenira Peixoto de fazer teatro voltado especialmente para bebês. Duas mães que, recém-chegadas ao universo materno, juntaram suas bagagens como atrizes e arte-educadoras para começar um projeto que relacionasse arte e crianças.


Maria com a mãe, avó e criançada
Espetáculo "O que eu Sonhei?"
Além das duas idealizadoras – Elenira Peixoto (atriz, contadora de histórias e arte-educadora) e Fafi Prado (atriz, performer e arte-educadora) –, o grupo é composto por Thais Ushirobira (atriz), Fábio Freire (musicista) e Carlos Eduardo Corrêa (pediatra e incentivador cultural).


O objetivo é convidar o público mirim a uma viagem pelo mundo dos sonhos como possibilidade de encantamento, numa tentativa de amenizar o medo da criança dormir. Para auxiliar a climatização, instrumentos como a kalimba e o metalofone produzem sons suaves, complementando o clima relaxante.


Os estímulos sonoros e visuais encorajam as crianças a reagirem, criando uma troca de ações que são desenvolvidas pelas atrizes. “Quando algum bebê emite algum som, por exemplo, nós tentamos reproduzi-lo de forma suave, com os olhos nos olhos, para que ele desenvolva esse diálogo próprio conosco”, conta Fafi Prado.


 “O espaço cênico é um elemento de importância para a temática, pois sugere as sensações de um cantinho aconchegante, o interior do berço, o ninho, onde se contam histórias antes de dormir. Ao mesmo tempo remete a um universo de sonho, com referências aos contos de fadas”, completa Fafi.
   

Os pais da Maria: Thayanne e Renato Gregório, no Teatro UMC



Momento lúdico de pais e filhos no palco
O que Eu Sonhei? – Teatro para Bebês, da Cia Zin.
Onde: Teatro UMC - Av. Imperatriz Leopoldina,550 – Entrada pelo Boulevard.
Até de março, domingos, às 11h e ao meio-dia.
Duração: 45 minutos. Preços: de R$ 15,00 a R$ 40,00
Bilheteria: (11) 2574-7749
Elenco da peça e a família da Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário