A Cantora Joanna desembarca no Tokio Marine Hall neste domingo, com sua voz marcante na música romântica
Joanna/Divulgação |
Por Mera Teixeira
A capital paulista foi escolhida para o lançamento da turnê nacional que celebra os 45 anos de carreira da multi-instrumentista, cantora e compositora Joanna, no próximo domingo (26.01),às 19h, no Tokio Marine Hall. Será um show único, com participações de Bruna Viola, Kell Smith e Roberta Campos, que compõem a nova geração da música brasileira.
Joanna é uma das principais vozes da MPB e da música romântica. Como compositora, assinou dezenas de canções, algumas gravadas por grandes nomes como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Simone e Emílio Santiago.
Possui no currículo 21 lps e CDs, 2 DVDs e 2 CDs em espanhol. Um total de 25 milhões de vendas no Brasil e no Exterior. Marcou presença nos principais programas de auditório na era de ouro da TV, como o Programa do Chacrinha, Globo de Ouro, entre outros.
Joanna pisa na estrada em uma turnê com shows por todo o Brasil e também pelo exterior. A estrela da MPB vai revisitar seus grandes sucessos e a memória afetiva do público, interpretando vários compositores e boa parte de seu repertório autoral. Ela é responsável por várias trilhas sonoras que embalaram novelas de sucesso nas décadas de 80, 90 e 2000. Canções que moram no coração do público como Descaminhos, Recado, Amor Bandido, Amanhã Talvez, A Padroeira, Momentos, Um Sonho a Dois, Teu Caso Sou Eu, entre outros sucessos que estão no roteiro do show.
Músicas que foram compostas especialmente para Joanna e que tiveram a colaboração de grandes parceiros da carreira da estrela, como Milton Nascimento, Fernando Brandt e Gonzaguinha, grande amigo da cantora, acrescentam um tempero a mais e também farão parte do setlist.
As novidades não param por aí. Está em desenvolvimento o projeto Joanna e elas, onde fará duetos com cantoras da nova geração da MPB.
A Carreira
Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1957), considerada como detentora de uma das vozes mais belas do cenário musical. Como compositora, assinou dezenas de canções, algumas gravadas por grandes nomes como Cauby Peixoto, Ângela Maria, Simone e Emílio Santiago.
Nascida e criada no bairro do Méier, no subúrbio carioca, é filha do violonista Joaquim, e da dona de casa Marietta, que também gostava de cantar em reuniões familiares. Desde a infância escrevia canções e poemas. Aos 12 anos, foi presenteada com um violão do pai, e matriculada numa escola de instrumentos musicais. Seu irmão a incentivava a compor e cantar, e mesmo sem ser profissional, se interessava por música e a ensinou os primeiros acordes de violão. Em entrevistas, já revelou que na infância gostava de brincar na rua, jogar bola, soltar pipa e peão. Cursando o terceiro ano de administração, resolveu deixar os estudos universitários para se dedicar somente a música.
Sua carreira teve início com a participação em festivais do interior do estado: Ela pesquisava onde haveria concursos de música, e viajava sozinha para participar das competições musicais. Algumas vezes ganhou, outras perdeu, mas sempre colecionava troféus musicais. Atuou também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas, estreando na noite carioca ainda sem ser famosa.
Aos 17 anos, foi classificada em primeiro lugar no programa "A Grande Chance" (TV Tupi/RJ), interpretando a música "Última Forma". Devido ao sucesso do programa, assinou com a gravadora RCA, (que posteriormente se transformou em BMG – atualmente Sony Music), pela qual lançaria quase todos os seus discos. Já em 1979, aos 22 anos, despontou na música popular brasileira. Nesta época, já independente, havia saído de casa, e dividia o aluguel de um apartamento em Copacabana com dois amigos, que também eram músicos e compositores. Conta em entrevistas que, preparando uma refeição, ouviu pela primeira vez sua voz no rádio, e chorou muito de emoção.
Desde a sua estreia, Joanna optou por cantar e compor nas suas mais variadas tendências, mas seu canto romântico sempre teve destaque maior. Seu timbre de voz suave, mas potente para canções românticas sempre fizeram muito sucesso da crítica e do público, a consagrando ao longo dos anos como uma das melhores cantoras do país.
Em 1979 lançou seu primeiro LP Nascente, que vendeu 80 mil cópias e a ele pertence o primeiro grande êxito popular da carreira, a canção "Descaminhos" (parceria com Sarah Benchimol). Dentre as músicas de começo de carreira que fizeram estrondoso sucesso pelo país, temos: “Cicatrizes” (Joanna/ Solange Böeke), “Seu corpo’’ (Roberto e Erasmo Carlos) e "Agora" (Gonzaguinha). Nesse mesmo ano gravou o especial Mulher 80 (Rede Globo) com Maria Bethânia, Elis Regina, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Gal Costa, Rita Lee e as atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta do seriado Malu Mulher. Joanna cantou "Seu Corpo" e "Cantoras do Rádio" em coletivo.
Em poucos anos, Joanna consagrou-se como cantora popular romântica, já que este estilo é o mais recorrente na sua carreira. Seu nome de batismo, Maria de Fátima, não agradou o produtor musical que lhe dirigia na época. Ela havia escolhido Fátima Nogueira ou Nina de Fátima, mas havia no mercado musical muitas cantoras com nome de "Fátima", e o mesmo ficou em dúvida entre Joana, Mariana ou Juliana, e perguntou se a artista gostava destes nomes. A cantora gostou dos três, e após um tempo a decidir, optou por Joana, mas para diferenciar, por ser um nome comum, acrescentou mais um N, nascendo assim "Joanna".
Serviço show Joanna Tokio Marine Hall
Data: 26 de janeiro (domingo)
Horário: 19h
Horário de abertura: 2 horas antes do espetáculo
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP
Informações e vendas:
Ingressos: R$120,00 a R$230,00
Vendas: https://www.eventim.com.br/
Informações e compra de ingressos:
# BILHETERIAS – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio
(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)
* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos
após o início do show, ou o quanto for necessário.
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
# COMPRA PELA INTERNET
www.tokiomarinehall.com.br
Estacionamento: Hot Valet (com manobrista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário