sexta-feira, 18 de julho de 2025

HERÓI QUILOMBOLA “CARUKANGO” SOBE AOS PALCOS DE NITEROI

O espetáculo terá apresentação única e gratuita, no Teatro da UFF, com intérprete de Libras

Divulgação / Foto: Júlio Teixeira


Por Mera Teixeira @mera.teixeira


A história de um líder quilombola, símbolo de luta e resistência na região da serra de Macaé (RJ), chega a Niterói, no Teatro da UFF, dia 31 de julho, às 19 horas. Em apresentação única, a peça “Carukango” chega ao Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense - UFF, às 19h, com entrada gratuita. A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro. A apresentação contará com intérprete de Libras.


CARUKANGO - “Carukango” é uma realização do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) e traz ao palco a trajetória do líder quilombola moçambicano Carukango, que surpreendeu a escravidão do seu povo, protagonizado pelo ator e cantor Darling Mendonça.


Com dramaturgia baseada em sua biografia, a montagem se destaca por incorporar manifestações culturais afro-brasileiras como candomblé Ketu-Nagô, Maculelê e os cantos vissungos de tradição afro-brasileira, entoados por escravizados de diversas etnias oriundas do interior de Minas Gerais.


"A peça é uma poderosa celebração da memória ancestral e do protagonismo negro na formação da cultura brasileira, contrapondo-se à invisibilização histórica dessas narrativas. Carukango já passou por várias cidades do Estado com sessões gratuitas e acessíveis, contando com intérprete de Libras, reafirmando o compromisso do NEC com a democratização do acesso à cultura", conta Yuri Negreiros, autor e diretor do espetáculo.


O espetáculo está em nova circulação no Estado do Rio, após ter sido contemplada com edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Divulgação / Foto: Júlio Teixeira


SERVIÇO:

Espetáculo Teatral “Carukango”, do Núcleo de Experimentos Cênicos

Data: 31 de julho – 19h

Local: Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí - Niterói)

Entrada franca (com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo na Bilheteria)


quinta-feira, 17 de julho de 2025

O CINEMA BUSCA ATRIZ PRA INTERPRETAR MARÍLIA MENDONÇA

Produtor de elenco busca atrizes com idades entre 18 e 30 anos para interpretar a artista, conhecida como a Rainha da Sofrência


Marília Mendonça/Divulgação



Por Mera Teixeira @mera.teixeira


O produtor de elenco, Luciano Baldan, está em busca de atrizes para interpretar a cantora Marília Mendonça em um filme sobre sua vida e obra. Para o projeto, procura-se mulheres com idade entre 18 e 30 anos, que tenham aparência física semelhante a artista, com disponibilidade para possíveis mudanças de visual, com acompanhamento profissional. Habilidade para interpretação dramática e musical é essencial, assim como experiência com canto ou disposição para realizar preparação vocal para o papel.



Os interessados devem se inscrever por este link , abaixo: https://elencodigital.com.br/casting-calls/mariliamendonca1  até o próximo dia  03 de agosto, informando nome completo, idade, cidade, peso, altura e contatos.



Pede-se também o envio de duas fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro, sem filtros ou maquiagem pesada); um vídeo de apresentação de até um minuto, argumentando por que a candidata acredita ser uma boa escolha para o papel; e um vídeo cantando um trecho de uma música de Marília Mendonça de sua escolha.


#filmemariliamendonca #mariliamendonca #biografiadecantora #cinema



Marília Mendonça/Divulgação



sexta-feira, 4 de julho de 2025

The Voice Brasil abre espaço para talentos da música

As inscrições do primeiro The Voice do SBT estão abertas. Confira o link nesta reportagem


Por Mera Teixeira @mera.teixeira


Quer cantar no The Voice? Chegou sua chance!

Imagine subir em um grande palco, dividir espaço com artistas renomados e mostrar sua voz para milhões de brasileiros. Se esse é o seu sonho, chegou a hora, no SBT.


Estão abertas as inscrições para o The Voice Brasil.

Se você tem talento e quer mostrar sua voz para o país inteiro, acesse o site do SBT e preencha o formulário de inscrição.


Como se inscrever? 

Clique aqui: www.sbt.com.br


Para participar basta gravar dois vídeos e preencher um questionário.

• No primeiro vídeo, conte um pouco sobre você, sua trajetória e sua relação com a música.

• No segundo vídeo, é hora de brilhar! Escolha uma música que você ama e cante com o coração — O SBT e o público querem ouvir sua voz em destaque.

Em breve, a emissora vai revelar quem são os técnicos, a data de estreia e outras novidades do programa.


terça-feira, 1 de julho de 2025

Miguel Falabella e Marisa Orth dividirão o palco em SP

A comédia romântica "Fica Comigo Esta Noite" estreia em julho, no Teatro Bradesco

Miguel Falabella e Marisa Orth/Divulgação



Por Mera Teixeira @mera.teixeira

Depois do sucesso em sete cidades de Portugal, Miguel Falabella e Marisa Orth voltam a dividir o palco na comédia romântica "Fica Comigo Esta Noite", sob direção de Bruno Guida e texto de Flavio de Souza. A estreia será dia 24 de julho no Teatro Bradesco, em São Paulo. 

A atriz, que já viveu a personagem com Carlos Moreno (1988) e Murilo Benício (2007), retorna ao papel ao lado do amigo e parceiro de “Sai de Baixo”, sitcom da Globo. Na trama, Marisa Orth interpreta uma mulher que recebe amigos e familiares em casa para o velório do marido, personagem de Miguel Falabella. Por decisão própria, ela optou por velá-lo no quarto, deixando o caixão na porta, o que acaba atrapalhando a circulação dos convidados. 

Imagina a cena. A mulher explica que pode receber todos apenas até a meia-noite, pois prometeu ao marido que passariam juntos a última noite. Entre lembranças e sonhos, o próprio morto acompanha o velório e comenta tudo o que está acontecendo. Trata-se de uma comédia romântica que revela a trajetória de um casal que viveu junto por muitos anos — entre risos, segredos e muito amor.

A montagem teve diversas encenações ao longo dos anos. A primeira, em 1988, contou com Marisa Orth e Carlos Moreno como o marido. Na década de 1990, Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães protagonizaram uma nova versão. Em 2007, a peça foi novamente remontada, com Marisa Orth e Murilo Benício.