quarta-feira, 27 de outubro de 2021

“Benditas Mulheres” retrata os bastidores de teatro com humor e afabilidade

A obra é da mesma autora de  “Amigas, Pero no Mucho”, enorme  sucesso nos palcos em 2007

   

Elenco de Benditas Mulheres - Foto: Marcello Gadotti

Por Mera Teixeira

 

Uma das melhores comédias na volta do teatro em São Paulo é “Benditas Mulheres”. Sob direção de Elias Andreato, a peça põe em cena quatro personagens que revelam o universo feminino nas coxias e palco de um teatro, onde a camareira tem uma enorme importância na equipe. A discussão surge em meio a simplicidade do olhar dessa camareira, e é claro, nessa narrativa ela provoca boas gargalhadas no Teatro Renaissance.

 

“A camareira Otila (Claudia Missura) mostra a escala das relações humanas e sociais de classes. Essas relações nos mostram como nossa sociedade é formada por contradições e a possibilidade de uma boa convivência quando enxergamos o outro”, define a autora Célia Forte.

 

“Benditas Mulheres” é a terceira obra encenada da jornalista e produtora cultural. Seu primeiro texto “Amigas, Pero no Mucho” teve análise e benção do astro Paulo Autran. O espetáculo foi aplaudido por grandes plateias em São Paulo em 2007. Célia é autora também de “Ciranda”, sucesso nos palcos em 2011.

 

A dramaturga Célia Forte - Foto: Marcello Gadotti

A dramaturga paulistana costuma transitar pelo universo feminino. Em Benditas Mulheres ela narra a convivência das atrizes com a camareira de uma peça a ser encenada, mostrando os diferentes mundos que se juntam quando é formada uma equipe de teatro. Quatro realidades distintas que convivem em harmonia, respeito e troca de experiências:  a sabedoria e vivência – e o cotidiano – da  camareira, e a cultura adquirida de três atrizes que tentam montar uma peça e suas elucubrações com a vida e as artes.

 

Segundo Célia, as personagens foram escritas especialmente para as quatro atrizes. Vera Mancini, interpreta a diretora Vanda, Carol Rainatto e Maria Pinna vivem Sara e Helena, as duas atrizes, e Claudia Missura  está na pele da hilária Otila, a camareira. A autora acertou em cheio. O elenco é de primeira.

 

Serviço:

BENDITAS MULHERES

Teatro Renaissance

Alameda Santos, 2233

Sexta e sábado, às 21h30

 

Vendas:

https://bileto.sympla.com.br/event/69194

Recomendação: 12 anos

Duração: 80 minutos

 

*Siga a jornalista Mera Teixeira no Instagram @mera.teixeira

 

#benditasmulheres #teatro #váaoteatro #cultura #entretenimento #nopiquedanotícia #céliaforte #morenteforte #merateixeira 


Diretor, elenco e autora num bate-papo com a plateia - Foto: Marcello Gadotti




Nenhum comentário:

Postar um comentário