sábado, 11 de junho de 2016

Jonatans Teixeira e Cauby Peixoto são homenageados com o troféu José de Anchieta na Assembleia Legislativa de SP

Jonatans Teixeira - Foto de capa de CD

Prêmio Padre José de Anchieta, In Memorian ao cantor Jonatans

Por Jeanne Margareth

O cantor Jonatans que faleceu no último dia 26 de maio,vítima de infarto, na capital paulista, foi homenageado nesta quinta-feira (09) na Assembleia Legislativa de São Paulo, na mesma cerimônia em que Cauby Peixoto, falecido dia 15 de maio, foi também honrado. Ambos, laureados in memorian no Dia Mundial da Língua Portuguesa com o troféu José de Anchieta ao título de Honra ao Mérito e a comenda Luiz Vaz de Camões.

A cerimônia idealizada pelo Dr Oswaldo Martins de Oliveira, advogado, político e vice-presidente da Nação Linguística Portuguesa, iniciou com um minuto de silêncio pelo passamento de José Teixeira dos Santos, que adotou nome artístico de Jonatans.
O evento contou com a presença de várias personalidades, indicadas ao Prêmio Personalidade de Destaque 2016, entre elas, a Juíza Tatiane Moreira Lima (Fórum Butantã de S. Paulo), que recentemente, sofreu um atentado em seu Gabinete de Trabalho.

Trajetória do Jonatans

Divulgação    Foto: Gisleide Medeiros
Jonatans nasceu em Águas Formosas (MG), de uma família de oito irmãos, entre eles, a jornalista e apresentadora Mera Teixeira. Ele se orgulhava de ser filho do fazendeiro e sanfoneiro Ponciano Teixeira e Olinda.

Na adolescência Jonatans participava dos festivais da canção na sua cidade e região e sempre esteve muito próximo da música. Recebeu os primeiro acordes do pai. Cantou em bandas de Minas Gerais e São Paulo e formou a dupla Jesus & Jonatans nos anos 90, antes de iniciar carreira solo.

O cantor morava em São Paulo desde os anos 70, onde trabalhou como bancário no período de estudante,  administrador de planos de saúde, dono de agência de publicidade até montar sua produtora JTS Produções, responsável por vídeos institucionais e propagandas, exibidos na Record News e TV Bandeirantes.

“Ele sabia conduzir bem um lado executivo e outro artístico, sem abandonar o trabalho jamais, com o objetivo de realizar seu grande sonho na música”, lembra a irmã Mera. “Foi um guerreiro”, escreveu o amigo e apresentador Arles Ximenes nas redes sociais.

O Jonatans executivo numa feira de negócios ao lado de Claudia Leitte


O Jonatans artista ao lado do também sertanejo Luan Santana

Atualmente Jonatans planejava se dedicar somente à música e estava gravando seu quarto CD, com shows importantes na agenda para o mês de julho e agosto. 

Segundo sua família, Jonatans não hesitava em sempre  carregar um violão no carro, a fim de animar as festas dos familiares e amigos. Sua voz potente está nas músicas “Doce Morena”, “Uma Folha Solta ao Vento”,“Tô de Bobeira”, “Cornélio”, “Se Tiver Mulher Nóis Canta”, “Shalon”, entre outras. Muitas das suas canções foram tocadas durante o cortejo, em Águas Formosas, sua cidade natal, onde o cantor foi enterrado, sob aplausos dos conterrâneos.















Um comentário:

  1. AMIGO DE INICIO DE CARREIRA COMO FOTOGRAFO, VALEU JONATANS, DEUS O TENHA EM BOM LUGAR.

    ResponderExcluir