Chico Buarque - Foto:Divulgação |
Aos 70 anos, Chico Buarque de Holanda tem novo livro. Um dos ícones da MPB e autor dos livros "Estorvo" (1991), "Benjamim" (1995), "Budapeste" (2003), "Leite Derramado" (2009), entre outros, lança “Irmão Alemão” no dia 14 de novembro, pela editora Companhia da letras.
A obra é inspirada no meio-irmão alemão Sérgio Georg Ernst, a quem nunca conheceu. Chico Buarque soube da existência do irmão na metade da década de 60, contada pelo amigo Manuel Bandeira (1886-1968). O alemão é filho de seu pai, o historiador Sergio Buarque de Holanda (1902-1982) com Anne Margerithe Ernst, sua namorada de Berlim, onde morou ainda solteiro, nos anos 1920.
O cantor e compositor tem seis irmãos, filhos do historiador com Maria Amélia de Carvalho Cesário Alvim. Em 1994, Chico Buarque revelou ao Jornal Folha de S.Paulo que tinha um irmão bastardo. “No meio de algumas lembranças meu pai mencionou aquele filho alemão. Eu perguntei: Que filho? Eu não sabia que ele tinha tido um filho na Alemanha", diz.
Sergio Buarque teve notícias do filho somente na Segunda Guerra. A ex-namorada escreveu pedindo documentos que provassem que o menino não tinha ascendência judaica. Chico e seus irmãos sempre tentaram encontrar o meio-irmão, sem sucesso, segundo os jornais.
Leitura do livro por Chico: http://www.youtube.com/watch?v=2cRoeIXy-ZM
Nenhum comentário:
Postar um comentário