segunda-feira, 31 de março de 2025

Susana Vieira estreia "Lady em Sampa

Susana Vieira em "Lady"/ Divulgação


Por Luci Vagues

A bem-sucedida atriz Susana Vieira estreia no Teatro Vivo, em São Paulo, nesta quinta-feira (3/4), com o monólogo “Lady”, que fez temporada de sucesso no Rio de Janeiro. A peça escrita por  Vana Medeiros e dirigida pela atriz Leona Cavalli é inspirada na lendária Lady Macbeth, personagem imortal de William Shakespeare.

 

Segundo a autora, o espetáculo é uma viagem bem-humorada, feminina, leve e contemporânea. Um texto moderno escrito especialmente para o humor e o talento de Susana, que desejava retornar aos palcos com uma comédia inteligente e de grande comunicação com o público. 


Serviço

Teatro Vivo SP- Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 (antigo 860) – Morumbi

Bilheteria: Fone: 11 3430-1524 - Funcionamento somente nos dias de peça 2h antes da apresentação 

Apresentações de 3 de abril a 1 de junho de 2025 - Qui, Sex e Sáb, às 20h | Dom, às 18h.

Duração: 80 minutos

Classificação: 10 anos

Ingressos: R$75 a R$150 


Ficha Técnica

Texto: Vana Medeiros
Direção: Leona Cavalli

Encenação: Susana Vieira
Figurino: Karen Brusttolin

Designer de Arte: Alexandre Furtado

Marketing Cultural: Gheu Tibério

Produção Geral: Edgar Jordão
Realização: Jordão Produções




sexta-feira, 14 de março de 2025

Festival de Luz tem inscrições abertas a artistas na Serra Gaúcha

As inscrições para o “Canela Light Fest”, inspirado na França, são gratuitas e encerram neste domingo (16.03)

Rios Voadores/Lee Alonso/Divulgação



Por Mera Teixeira @mera.teixeira


A Serra Gaúcha promete grandes inspirações artística e cultural com o “Canela Light Fest”, em maio. Por isso, abriu inscrições para artistas e estudantes das áreas de artes visuais, design, arquitetura e urbanismo, bem como a estudantes dessas áreas, desde que a luz seja o elemento central da proposta.


As categorias aceitas são instalações e esculturas de luz, performances musicais e dança, além de artes interativas. As propostas devem seguir as metas de arte sustentável, priorizando materiais de baixo impacto ambiental e eficiência energética, garantindo um festival alinhado com a preservação do meio ambiente.


O Canela Light Fest – Festival das Luzes chega ao Brasil pela primeira vez, transformando Canela em um verdadeiro espetáculo de arte e iluminação, de 1º a 4 de maio, sempre a partir das 19h. O evento, inspirado no Fête des Lumières de Lyon, na França, promete encantar moradores e visitantes com intervenções luminosas espalhadas pelo centro da cidade, criando uma atmosfera mágica e inovadora.


A seleção pública para novos talentos oferece uma oportunidade única a artistas que queiram integrar essa experiência inovadora. Serão cinco artistas selecionados para apresentar suas criações e cada um receberá incentivo de 4 mil Reais para a produção de suas obras.


O evento vai acontecer em um final de semana prolongado, oferecendo três noites de exposições gratuitas ao ar livre. O circuito será feito a pé, permitindo que o público explore o centro da cidade, sob uma nova perspectiva, passando por pontos icônicos como a Praça João Corrêa e a Casa de Pedra. 


Como forma de reconhecimento, ao final do festival, um dos artistas participantes receberá Menção Honrosa, destacando o trabalho que mais encantou o público durante o evento.


As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16 de março, exclusivamente pelo e-mail contato@festivaldasluzes.com.br Todas as informações estão disponíveis no site canelalightfest.com


O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Grande Hotel Canela e UCS – Universidade de Caxias do Sul, com financiamento Prócultura – RS.

 
Cobra Grande/Daniel Lima/Divulgação

Serviço: 

“Canela Light Fest” 

Inscrições até o próximo dia 16 de março, de forma gratuita

Onde: através do e-mail contato@festivaldasluzes.com.br

Informações no site canelalightfest.com

quarta-feira, 12 de março de 2025

“Milton Bituca Nascimento” chega aos cinemas


Longa investiga o que faz do Bituca um artista tão potente no Brasil e no mundo


Milton Bituca Nascimento/Divulgação


Por Mera Teixeira @mera.teixeira


“Milton não é só um artista gigante, ele é o Brasil profundo”, diz Flávia Moraes, diretora do documentário “Milton Bituca Nascimento”, que chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira (20.03) com distribuição da Gullane+. 


O filme quer propor aos espectadores uma pergunta aparentemente simples, mas capaz de fomentar uma reflexão profunda: como explicar o fascínio que o músico causa no Brasil e no mundo com sua obra? O que o artista tem – e, consequentemente, suas composições e performances também – que gera um laço tão forte com fãs de todas as idades e lugares, ao mesmo tempo que motiva pesquisas e aulas em universidades renomadas?


Conforme acompanhava o músico ao longo da sua turnê de despedida, a diretora Flavia Moraes propôs essas mesmas questões aos mais de 40 entrevistados do doc, entre os quais personalidades brasileiras e estrangeiras, como Gilberto Gil, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon. E, como era de se esperar, não houve uma resposta unânime – além da nítida confirmação do legado de Milton para a cultura brasileira. 

Milton Nascimento/Divulgação


A diretora acompanhou o artista durante dois anos. Consciente da sua responsabilidade, Flávia só topou o projeto depois de confirmar que Milton queria colaborar com ela neste processo. “Ele me olhou e devolveu com um sorriso: 'vai dar muito trabalho?' Respondi que sim. Que só poderíamos fazer um filme à altura dele se fôssemos parceiros. E ele disse: ‘então vamos fazer!’"


"Não é fácil ter uma câmera grudada em você dia e noite, e ele nunca se esquivou”, lembra Flávia, com carinho. “Tivemos longas conversas, fiz pedidos difíceis, e Milton sempre esteve presente, generoso. Nunca tentou controlar o retrato que fazíamos dele, nunca pediu para cortar ou mudar nada. Me senti livre, respeitada. E isso, claro, só aumentou minha responsabilidade”.


O documentário “Milton Bituca Nascimento” mostra a turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.

Milton Nascimento/Divulgação