sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Shakira driblou a chuva e coloriu o MorumBis

A estrela colombiana fez o público cantar, dançar e apreciar diferentes coreografias com seus bailarinos na nova turnê “Las Mujeres Ya No Lloran World”


Shakira no MorumBis/Iris Alves/Divulgação

Por Mera Teixeira @mera.teixeira


Fãs vibraram com o show eletrizante de Shakira na última quinta-feira (13.02) no MorumBis, em São Paulo. A chuva forte na capital paulista emaranhou o trânsito, interferiu um pouco na técnica no palco, mas logo voltou ao normal e a diva de cabelos dourados brilhou.  A estrela colombiana tem excelente conexão com a cultura brasileira e o Brasil ,onde não se apresentava desde 2018. 


Com sua histórica “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”  no Rio de Janeiro e São Paulo, Shakira mostrou por que é a estrela latina, tão admirada. Para quem assistiu aos shows, foi inesquecível. A nova turnê teve uma celebração poderosa, apresentada pelo Santander Brasil com apoio da Shell, Coca-Cola e Heineken. 


Shakira no MorumBis/Iris Alves/Divulgação


Shakira no MorumBis/Iris Alves/Divulgação




Shakira no MorumBis/Iris Alves/Divulgação



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo traz João Carlos Villela ao Brasil

Palestra e exposição prometem atrair amantes da cultura no 

Espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo, a partir de hoje

 

João Carlos Villela / Divulgação

 

Por Mera Teixeira  @mera.teixeira


O art advisor João Carlos Villela apresentará a palestra gratuita e aberta ao público “Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo”, nesta sexta-feira (7/2) a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo.

 

Fundador da Ponte Advisory, consultoria especializada em colecionismo e gestão de carreiras artísticas, o paulistano que atualmente vive em Hamburgo, na Alemanha, atua há 14 anos no mercado de arte contemporânea.


A palestra de Villela, tem como foco aumentar as possibilidades de contato do público com o mercado de arte contemporânea, de forma acolhedora, criando conexões com as experiências de cada um, independentemente do grau de vivência com a arte contemporânea. 

 

Yuri Garfunkel/ Foto: Ellen Fernandes

Quem for à palestra terá ainda a oportunidade de apreciar a inauguração da Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de Villela. A mostra reúne as páginas originais da HQ "A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos", um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Garfunkel. 

 

Foto: Divulgação


“Os interessados em participar da palestra 'Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo' não precisam ter conhecimento sobre arte contemporânea, o mercado de artes nem antroposofia”, explica o art advisor.  Ele garante que, o objetivo é superar o distanciamento que pode existir entre público e as estéticas artísticas contemporâneas, aumentando o número de referências e ampliando o entendimento da transformação estética ocorrida da década de 50 aos anos atuais.

Fundador da Ponte Advisory, consultoria especializada em colecionismo e gestão de carreiras artísticas, o paulistano que atualmente vive em Hamburgo, na Alemanha, atua há 14 anos no mercado de arte contemporânea, junto a galerias, artistas, colecionadores privados e instituições, como Sesc-SP, Centro Universitário Maria Antônia, Funarte e Instituto Tomie Ohtake. Villela, ex-aluno Waldorf, conta que a iniciativa de promover a palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’ surgiu a partir de conversas com membros do Espaço Cultural Rudolf Steiner.


“Cresci dentro desse contexto e sempre estive conectado com esse mundo antroposófico. Então a palestra acontecerá em um ambiente que tem relação com a memória afetiva, que remete à minha formação e a muitos momentos diferentes da minha vida ligados a esse espaço que é a sede da Sociedade Antroposófica no Brasil. Isso gera uma felicidade imensa e uma grande responsabilidade”, declara Villela.


Para propiciar uma imersão na HQ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile. Por ser uma exposição multidisciplinar sobre um instrumento singular que marca a nossa história musical, um dos objetivos dos idealizadores é compartilhar o conteúdo com um público diverso, inclusive estudantes, universitários e grupos de idosos e outros interessados. “Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das 6 cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.


Sobre João Carlos Villela


Art advisor, ex-aluno Waldorf, cursou História na USP (Universidade de São Paulo), e aprofundou-se em História da Arte com o crítico e curador Rodrigo Naves. Paulistano, residente em Hamburgo, Alemanha, atua há 14 anos no mercado de arte contemporânea, junto a galerias, artistas, colecionadores privados e instituições como o Sesc-SP, o Centro Universitário Maria Antônia e o Instituto Tomie Ohtake. Entre as mais de 30 exposições que produziu estão as de artistas visuais como, Ana Prata, Claudio Mubarac, Elisa Bracher, Fabio Miguez, Oswaldo Goeldi, Paulo Monteiro e Sergio Lucena. Trabalhou como diretor de vendas na Galeria Mezanino, no projeto de reposicionamento de mercado e reestruturação do time de artistas, atraindo novos colecionadores, através de ações que desenvolveu, como por exemplo a Mostra de Performance Movimenta#1. Fundou em 2016 seu escritório Ponte Advisory com atuação no Brasil, EUA e Alemanha. Em 2018 concebeu e curou a exposição coletiva Campo para o Exercício da Liberdade na FUNARTE-SP. Curou também exposições no Sesc-Rio Preto, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Matilha Cultural e A7MA Galeria, entre outros espaços. Através da consultoria preparou clientes para serem aprovados em seleções, prêmios, editais e residências, como o palco do Instrumental Sesc Brasil, ProAC, Lei Aldir Blanc, Dumbo Improvement District NY, Brooklyn Bridge Park, Art Gaysel Provincetown, e Black Mountain School Residency.


A Consultoria


Ponte Advisory é uma consultoria especializada em colecionismo, gestão de carreiras artísticas e aproximação entre o público leigo e as artes visuais. Atua no acompanhamento estratégico e inserção comercial de negócios criativos, além da produção e gestão de eventos. Tem como missão ampliar o mercado de arte, promovendo o contato e estreitando os laços entre as diversas instâncias do sistema das artes: público, artistas, colecionadores, curadores, galerias, instituições não comerciais, entre outras. Ao mesmo tempo, acredita no desenvolvimento pessoal de seus clientes, ajudando-os a focar em seus objetivos, entender seu gosto individual e criar diálogos com as múltiplas trajetórias estratégicas possíveis.


Serviço:

Palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’ com art advisor João Carlos Villela

Data: Sexta-feira (07/02), a partir das 19h

Local: Espaço Cultural Rudolf Steiner

Endereço: Rua Fraternidade, 156, Santo Amaro, em São Paulo, (próximo à estação Alto da Boa Vista do metrô)                                                                                                       

Entrada gratuita


Contatos:

Instagram: @joaocarlosvillela

Linked In: João Carlos Villela

Abertura da exposição Nos Braços do Violeiro                                                    Data: 07/02, (sexta-feira), às 19h. Exposição em cartaz até 20 de março.      

Horários de visitação: segunda a sexta, das 08h às 18h/ sábado,das 09h às 15h.